Seguidores

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Letras e Ponto, Galpão Cine Horto e Produtor Cultural Independente promovem cursos de produção e gestão cultural em Minas Gerais no mês de junho




Por Alê Barreto*
alebarreto@gmail.com


Dias 25 e 26 de junho vou estar em Belo Horizonte para ministrar dois cursos. Dia 25 de junho será realizado o curso "Aprenda a Organizar um Show" e dia 26 de junho será realizado o curso "Aprenda a Produzir um Artista".


Aprenda a Organizar um Show

Aprenda a Organizar um show é uma ideia que virou livro virtual, livro impresso e um empreendimento educativo que já percorreu vários estados brasileiros.

Em 2007, o produtor cultural Alê Barreto publicou “Aprenda a Organizar um Show” de forma livre e gratuita na internet, permitindo que pessoas interessadas pudessem copiar e utilizar o conteúdo para fins não-comerciais. A ideia teve boa repercussão e motivou a publicação da primeira edição impressa, pela editora independente Imagina Conteúdo Criativo, dentro da programação do IV Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura da Universidade Federal da Bahia (UFBA), em maio de 2008.

A partir de 2009, “Aprenda a Organizar um Show” tornou-se um curso que já formou no Brasil 13 turmas nos estados do Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Distrito Federal, Goiás, Acre e Minas Gerais.

Em 2010 “Aprenda a Organizar um Show” passou a ser recebido também em espaços universitários e culturais. Foi ministrado na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (São Leopoldo/RS), na Incubadora de Arte e Cultura do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília (Brasília/DF) e no Santander Cultural (Porto Alegre/RS).


Aprenda a Produzir um Artista

Conhecido em outras edições como "Aprenda a Produzir uma Banda", o curso nasceu a partir de reflexões de Alê Barreto, durante o processo de escrita de seu próximo livro que se chamará "Começar a Fazer":

"Decidir construir uma vida independente através da arte e da cultura ampliou a minha vida. A área cultural está começando a dar os primeiros sinais de organização no plano global e no Brasil. Trabalhar de forma sustentável na área da cultura, gerando renda de forma permanente para sobrevivência e para investir em nossos projetos de vida é um desafio em qualquer país do mundo", afirma o produtor.

Acreditando que sucesso não é apenas tornar-se celebridade e que transpiração é tão importante quanto talento, Alê Barreto criou um curso intensivo que ensina os primeiros passos para quem deseja aprender a administrar sua carreira artística ou produzir artistas solo, grupos culturais e bandas independentes.

Em uma jornada dinâmica os participantes aprendem de forma descontraída quais são as atividades básicas e avançadas de um produtor, quais são os recursos importantes para a produção de uma banda, kit inicial de comunicação para a banda, noções de atendimento, condução de reuniões, negociação, agenciamento, avaliação de risco de proposta de trabalho, critérios para boas relações de trabalho e como cobrar pelo exercício da atividade.

"Tudo que tenho vivido e pesquisado me leva a crer que todo mundo tem o direito de começar a fazer o que deseja. Esta é a ideia do curso", explica Alê Barreto.


Facilitador

Alê Barreto é administrador de empresas com ênfase em marketing, formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Suas competências para inovação, comunicação efetiva, trabalho em equipe e tomada de decisão têm inspirado muitas pessoas que produzem ações culturais e artísticas no Brasil.

Acreditando em sua capacidade empreendedora, criou para si uma oportunidade para ampliar suas competências de gestão. Abriu em 2003 uma microempresa e prestou serviços de produção executiva para artistas independentes no RS, empresas (Opus Promoções www.opuspromocoes.com.br), shows internacionais (Scorpions, Whitesnake, Avril Lavigne, Steel Pulse) e shows nacionais (Ivete Sangalo, Marcelo D2, CPM22, Paralamas do Sucesso, projeto Acústico MTV, Antonio Villeroy).

Em 2007 foi empresário do grupo instrumental Pata de Elefante (www.patadeelefante.com), um dos produtores executivos do CD “Um olho no fósforo, outro na fagulha” e publicou o livro “Aprenda a Organizar um Show”.

Mudou-se para o Rio de Janeiro e de abril de 2008 a agosto de 2009 assessorou a diretoria do Grupo Nós do Morro em projetos, processos de gestão, comunicação, relação com patrocinadores e parceiros. Foi responsável pela produção executiva dos espetáculos teatrais "Os Dois Cavalheiros de Verona" (no Barbican Centre, em Londres), "Machado 3x4" (no Itaú Cultural em SP) e dos shows do grupo de percussão “Meninas do Nós do Morro” na Feira Brasil Rural Contemporâneo (Marina da Glória/RJ) e no evento Verão no Morro da Urca (RJ). Foi gerente de projeto e um dos produtores executivos do livro e exposição “Nós do Morro 20 Anos”, que narra a história do grupo que formou atores para grandes produções do cinema nacional como “Cidade de Deus”, “Tropa de Elite”, “Era uma Vez” e “Tropa de Elite 2”.

De 2010 até hoje tem concentrado suas atividades em produção de conteúdo, treinamento, consultoria e produção executiva. Escreve artigos para o seu blog “Produtor Cultural Independente” (recomendado no portal nacional do SEBRAE), para a revista “Fazer e Vender Cultura”, é consultor do duo de música instrumental Pinho Brasil e do músico Fábio Neves (RJ) e está cursando MBA em Gestão Cultural na Universidade Cândido Mendes.


Iniciativa cultural

Os cursos "Aprenda a Organizar um Show" e "Aprenda a Produzir um artista" são iniciativas culturais fruto de uma parceria entre Letras e Ponto,
Galpão Cine Horto e Produtor Cultural Independente.



O Letras e Ponto é um espaço cultural aberto, um ponto de encontro de escritores, de amantes das artes - em especial, da literatura - bem como de pessoas interessadas em desenvolver seu potencial de comunicação oral e escrita.

Conheça o http://www.letraseponto.com.br




O Galpão Cine Horto é o centro cultural criado pelo Grupo Galpão na cidade de Belo Horizonte. Trabalha com os mesmos princípios que norteiam o trabalho do Grupo Galpão, recebendo uma intensa programação de espetáculos, oficinas e cursos que privilegiam a reflexão sobre o fazer artístico e buscam o aperfeiçoamento de artistas e agentes culturais.

Conheça o http://www.galpaocinehorto.com.br/paginas/quem-somos




O Produtor Cultural Independente é um blog que desde 2006 compartilha informações para produção de arte, comunicação, cultura e entretenimento. É indicado como referência na área de cultura e entretenimento no portal do SEBRAE nacional.

Conheça o http://www.produtorindependente.com


SERVIÇO
Curso "Aprenda a Organizar um Show dia 25 de junho
Curso "Aprenda a Produzir um Artista" dia 26 de junho
Local: Letras e Ponto
Informações e inscrições: contato@letraseponto.com.br
ou fone (31) 2516-2973 das 14h30 às 19h


*********************************************************************************



* Alê Barreto é um administrador e produtor cultural independente. Trabalha com foco na organização e qualificação dos profissionais de arte, comunicação, cultura e entretenimento. É autor do livro Aprenda a Organizar um Show, primeira publicação livre e gratuita no Brasil sobre a tecnologia de produção de shows, escreve para o site Overmundo e para a revista Fazer e Vender Cultura.

Ministra cursos, oficinas, workshops e palestras. Já atuou em capacitação de grupos culturais em parceria com o SEBRAE AC. Presta consultoria e assessoria para artistas, empresas e produtores.

Contato: (21) 7627-0690 Rio de Janeiro - RJ - Brasil




Alê Barreto é cliente do Itaú.

2 comentários:

  1. Participei do curso no Rio, e sou aluna do Alê que me presta consultoria individual e direcionada. Um trabalho sensacional, pois ele faz com que eu foque nos resultados que busco atingir seja numa produção seja num projeto para editais.

    Mais do que aprender a organizar um show, Alê nos ensina em seu curso algo único: reconhecer, dentre os itens necessários para uma boa produção, nossa singularidade, nossa marca para ser um futuro produtor e fazer A diferença!

    Segue link com o resultado do curso "Aprenda a Organizar um Show" e das consultorias prestadas por Alê na minha jornada:

    http://ahnisfraga.wordpress.com/2011/06/08/choro-novo-no-mercado-da-musica-vitoria-es/

    Grande beijo!
    Ahnis Fraga

    ResponderExcluir
  2. Olá Ahnis!
    Muito obrigado pelo seu depoimento.
    Fico muito feliz de poder acompanhar o seu desenvolvimento.
    Você tem progredido muito rápido.
    Parabéns! Parabéns pela ação cultural em Vitória!

    Um beijo!
    Alê Barreto

    ResponderExcluir