Um método livre para começar a trabalhar com arte, comunicação, cultura e entretenimento
Seguidores
sexta-feira, 24 de junho de 2011
Como são viabilizados os cursos do Produtor Cultural Independente
Por Alê Barreto*
alebarreto@gmail.com
Olá amigos!
Atualmente estou organizando a realização de 5 cursos:
- "Aprenda a Organizar um Show" no Rio de Janeiro, com previsão para o sábado 2 de julho;
- "Aprenda a Organizar um Show" e "Aprenda a Produzir um Artista" em Minas Gerais, na cidade de Belo Horizonte, com a produção de Patrick e Renata Santos, realização Letras e Ponto e parceria com o Galpão Cine Horto, previsto para 9 e 10 de julho
- "Aprenda a Organizar um Show" e "Aprenda a Produzir um Artista" no estado de São Paulo, na capital paulista, com data inicialmente prevista para maio e que agora tem previsão para agosto.
É importante que todos saibam quais são os conceitos que orientam a organização destes cursos. Isso permite maior transparência, segurança, respeito e qualidade na oferta de serviços para os participantes.
Produção sustentável
Toda vez que surge a ideia de realizar um curso, que é um serviço qualificado, é feita uma análise baseada em três critérios objetivos:
Modelo de análise de uma produção sustentável
Vejamos brevemente cada um destes critérios.
Capacidade de gerar organização no mercado
A maior parte da oferta de cursos livres no Brasil está voltada para ensinar as pessoas preencherem formulários de leis de incentivo ou de editais. Eu procuro ensinar as pessoas a trabalharem de forma organizada. Quanto mais organizada um pessoa for, melhor será sua contribuição para a construção de um mercado mais dinâmico e qualificado.
Custo acessível para todos
Quando mais acessível for o custo de produção do curso, quanto mais acessíveis forem as trocas com apoiadores e parceiros e quanto mais acessível for o valor do curso para os participantes, mais viável torna-se o curso.
Em Brasília já ofereci até cursos via sites de compras coletivas.
Modelo de negócio sustentável
O curso precisa gerar uma receita financeira que cubra os custos, remunere o valor do meu trabalho e dos demais profissionais envolvidos em sua organização e permita a constituição de um pequeno fundo para que no futuro se possa reinvestir na expansão da atividade.
O conceito de produção sustentável é que tem orientado a minha ação empreendedora, no sentido de mobilizar as pessoas para a formação de turmas.
Como isto está acontecendo no Rio de Janeiro?
No Rio eu trabalhei durante os meses de janeiro, fevereiro, março e abril para construir uma lista de interessados no curso. Em 28 de abril realizei a primeira turma de 2011, numa excelente parceria firmada com o Espaço Ideal Eventos.
Depois, tentei viabilizar a segunda turma do curso em maio. Como não fechou o número mínimo necessário de participantes, transferi a data para junho e agora tenho previsão para julho.
Todo este processo de alteração de datas contou com ampla comunicação e respeito com as pessoas que já pagaram sua inscrição.
Nosso status atual é o seguinte:
4 PESSOAS INSCRITAS
3 PESSOAS que RECEBERAM INFORMAÇÕES PARA FAZER AS INSCRIÇÕES
15 PESSOAS que MANIFESTARAM INTERESSE.
Quando completarmos 10 PESSOAS INSCRITAS, iremos CONFIRMAR A REALIZAÇÃO DO CURSO.
A nova data prevista é dia 02 de julho. Quer participar? Envie um e-mail para alebarreto@gmail.com com o assunto "ENVIE FORMULÁRIO E INFORMAÇÕES PARA INSCRIÇÃO NOS CURSOS DO RJ".
Como está acontecendo em Minas?
Em Belo Horizonte estou dividindo com o Patrick, Renata, Letras e Ponto e Galpão Cine Horto a divulgação do curso.
O atendimento e a gestão das inscrições está sendo feita pelo Patrick e a Renata.
Os cursos irão acontecer dias 9 e 10 de julho. Quero participar? Faça contato com a organização do curso das 14h30 às 19h pelo fone (31) 2516-2973 das 14h30 às 19h ou faça sua inscrição.
Como está acontecendo em São Paulo?
Em São Paulo já um bom grupo de interessados. Inicialmente previ o curso para abril, mas tive que transferir a data, pois tive um pouco de dificuldade de encontrar espaços acessíveis.
Estou em tratativas para ver se fecho com o Hub. Tem também duas pessoas interessadas em contribuirem como assistentes de produção voluntários.
Veja qual cidade atende melhor suas necessidades.
Você é muito bem vindo nas próximas turmas!
Vamos juntos trocar informações e mudar o cenário cultural brasileiro!
Um grande abraço!
Alê Barreto
Produtor Cultural Independente
Rio de Janeiro - RJ - Brasil
www.produtorindependente.com
(21) 7627-0690
*********************************************************************************
Participe da promoção "Qualifique sua gestão" uma parceria EmCartaz e Produtor Cultural Independente
Romulo Avelar, autor do livro "O Avesso da Cena", na minha opinião o melhor livro sobre a prática de produção e gestão cultural publicado no Brasil, estará no Rio de Janeiro ministrando uma oficina de produção e gestão cultural em julho.
Garanta sua vaga e obtenha desconto em sua inscrição. Saiba mais!
*********************************************************************************
* Alê Barreto é um administrador e produtor cultural independente. Trabalha com foco na organização e qualificação dos profissionais de arte, comunicação, cultura e entretenimento. É autor do livro Aprenda a Organizar um Show, primeira publicação livre e gratuita no Brasil sobre a tecnologia de produção de shows, escreve para o site Overmundo e para a revista Fazer e Vender Cultura.
Ministra cursos, oficinas, workshops e palestras. Já atuou em capacitação de grupos culturais em parceria com o SEBRAE AC. Presta consultoria e assessoria para artistas, empresas e produtores.
Contato: (21) 7627-0690 Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Alê Barreto é cliente do Itaú.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário