Seguidores

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Foi dada a largada para nova turma do curso "Aprenda a Organizar um Show" dia 21 de maio no Rio de Janeiro




Por Alê Barreto*
alebarreto@gmail.com


Atendendo o pedido da lista de interessados, fizemos uma turma do curso "Aprenda a Organizar um Show" durante a semana, em abril.

Agora estamos organizando uma nova turma para o dia 21 de maio, que é um sábado, na parte da tarde.

Quem for estudante ou trabalha durante a semanha, aproveite esta oportunidade!


Grandes oportunidades

Participar do curso “Aprenda a Organizar um Show” traz várias oportunidades:

- você aprende um trabalho;
- conhece pessoas e faz novas parcerias;
- encontra com pessoas que atuam em cultura, entretenimento e eventos;
- aprende também informações sobre agenciamento de espetáculos culturais;
- você passa a ter uma visão ampla sobre o processo de organização de um show;
- perceber que pode organizar melhor sua carreira artística.


O que é o curso "Aprenda a Organizar um Show"




O método de produção de shows do “Produtor Cultural Independente”, o blog mais acessado de produção cultural no Brasil

Se você digitar no Google a expressão “organizar um show" imediatamente encontrará várias referências sobre o livro “Aprenda a Organizar um Show” na primeira página de pesquisa. Sabe por quê? Porque para o Google quanto mais pessoas se interessam por um assunto e mais fazem menção à ele, mais ele considera um conteúdo relevante.

“Aprenda a Organizar um Show” é acessado na internet desde 2006 no blog “Produtor Cultural Independente” (www.produtorindependente.com) e mais de 15.000 fascículos já foram baixados do portal Overmundo (www.overmundo.com.br).

Mas afinal, o que é “Aprenda a Organizar um Show”? Trata-se de uma ideia que virou livro virtual, livro impresso e um empreendimento educativo que já percorreu vários estados brasileiros.

Em 2007, o produtor cultural Alê Barreto publicou “Aprenda a Organizar um Show” de forma livre e gratuita na internet, permitindo que pessoas interessadas pudessem copiar e utilizar o conteúdo para fins não-comerciais. A ideia teve boa repercussão e motivou a publicação da primeira edição impressa, pela editora independente Imagina Conteúdo Criativo, dentro da programação do IV Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura da Universidade Federal da Bahia (UFBA), em maio de 2008. Esta edição contou com prefácio de Leonardo Costa, pesquisador e doutorando do Programa de Pós-Graduação Multidisciplinar em Cultura e Sociedade desta universidade.

A partir de 2009, “Aprenda a Organizar um Show” tornou-se um curso que já formou no Brasil 13 turmas nos estados do Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Distrito Federal, Goiás, Acre e Minas Gerais.

Em 2010 “Aprenda a Organizar um Show” passou a ser recebido também em espaços universitários e culturais. Foi ministrado na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (São Leopoldo/RS), na Incubadora de Arte e Cultura do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília (Brasília/DF) e no Santander Cultural (Porto Alegre/RS).


O que você vai estudar neste curso?




- O que é fazer a produção?

- As etapas de um show

- Pré-Produção
(Quando/ Onde/ Conhecendo o local/ Cronograma/ A equipe/ Necessidades de músicos e técnicos/ Necessidades de infra-estrutura/ Necessidades da equipe de produção/ Solicitações, autorizações e contratos/ Direitos Autorais/ Divulgação/ Custos e Sustentabilidade)

- Produção
(Sala de produção/ Montagem de palco e cenário/ Montagem do som e da luz/ Montagem de camarim/ Receptivo e acompanhamento/ Credenciamento e cortesias/ Bilheteria/ Passagem de som/ A cobertura do show/ Segurança/ O momento do show)

- Pós-Produção
(Fechamento de bilheteria/ Pagamentos/ Desmontagem da infra-estrutura/ Limpeza/ Retorno dos músicos/ Liberação da equipe de produção/ Entrega do espaço/ Reunião de avaliação/ Registro do projeto)

- Conteúdo adicional não disponível no livro na internet: noções sobre agenciamento de espetáculos culturais
(Agenciamento/ O que é fundamental no agenciamento/ Formas de agenciamento/ Roteiro para começar a agenciar espetáculos culturais)


Com quem você vai estudar?



Alê Barreto é administrador de empresas com ênfase em marketing, formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Suas competências para inovação, comunicação efetiva, trabalho em equipe e tomada de decisão têm inspirado muitas pessoas que produzem ações culturais e artísticas no Brasil.

Acreditando em sua capacidade empreendedora, criou para si uma oportunidade para ampliar suas competências de gestão. Abriu em 2003 uma microempresa e prestou serviços de produção executiva para artistas independentes no RS, empresas (Opus Promoções www.opuspromocoes.com.br), shows internacionais (Scorpions, Whitesnake, Avril Lavigne, Steel Pulse) e shows nacionais (Ivete Sangalo, Marcelo D2, CPM22, Paralamas do Sucesso, projeto Acústico MTV, Antonio Villeroy).

Em 2007 foi empresário do grupo instrumental Pata de Elefante (www.patadeelefante.com), um dos produtores executivos do CD “Um olho no fósforo, outro na fagulha” e publicou o livro “Aprenda a Organizar um Show”.

Mudou-se para o Rio de Janeiro e de abril de 2008 a agosto de 2009 assessorou a diretoria do Grupo Nós do Morro em projetos, processos de gestão, comunicação, relação com patrocinadores e parceiros. Foi responsável pela produção executiva dos espetáculos teatrais "Os Dois Cavalheiros de Verona" (no Barbican Centre, em Londres), "Machado 3x4" (no Itaú Cultural em SP) e dos shows do grupo de percussão “Meninas do Nós do Morro” na Feira Brasil Rural Contemporâneo (Marina da Glória/RJ) e no evento Verão no Morro da Urca (RJ). Foi gerente de projeto e um dos produtores executivos do livro e exposição “Nós do Morro 20 Anos”, que narra a história do grupo que formou atores para grandes produções do cinema nacional como “Cidade de Deus”, “Tropa de Elite”, “Era uma Vez” e “Tropa de Elite 2”.

De 2010 até hoje tem concentrado suas atividades em produção de conteúdo, treinamento, consultoria e produção executiva. Escreve artigos para o seu blog “Produtor Cultural Independente” (recomendado no portal nacional do SEBRAE), para a revista “Fazer e Vender Cultura”, é consultor do duo de música instrumental Pinho Brasil e do músico Fábio Neves (RJ) e está cursando MBA em Gestão Cultural na Universidade Cândido Mendes.


Local do curso no Rio de Janeiro




O curso será realizado no Espaço Ideal Eventos, um lugar super bacana onde são realizados cursos de empresas como Banco Santander, Cooper Global, Sebrae, Vale, entre outras.





O Espaço Ideal Eventos fica na rua Santa Luzia, 760, próximo ao Consulado dos Estados Unidos.


Dia e horário

O curso será realizado dia 21 de maio, tarde, das 14h às 18h.



Condição para realização do curso

Para que o curso seja realizado é preciso haja inscrição de no mínimo 10 participantes. Caso o número mínimo não seja atingido, a organização do curso reserva-se o direito de cancelar ou transferir a data do mesmo. Nesta situação as pessoas que fizeram o pagamento de sua inscrição poderão receber o valor integral pago ou utilizarem como crédito para nova data agendada do curso.

As vagas são limitadas: capacidade máxima da turma é de 30 pessoas.



Condição para participação no curso

Para participar no curso é necessário:

- haver vagas;
- estar de acordo com as orientações recebidas;
- ter efetuado o depósito de dinheiro em espécie na conta-corrente indicada e ter enviado dados de inscrição e o comprovante de depósito até o dia 17 de maio de 2011.


Veja com fazer rapidamente sua inscrição:



A inscrição é feita através do envio de dados dos participante e comprovante de depósito digitalizado.


Envie uma mensagem via e-mail para alebarreto@gmail.com conforme o modelo abaixo:



Assunto (subject): Inscrição no curso “Aprenda a Organizar um Show” dia 21 de maio no RJ
Mensagem:

Eu, [COLOCAR SEU NOME COMPLETO], CPF nº [COLOCAR O NÚMERO DO SEU CPF], aceito e concordo com as orientações recebidas sobre a realização do curso e sobre como participar do curso “Aprenda a Organizar um Show”, com data de realização prevista para o dia 21 de maio, das 14h às 18h, no Espaço Ideal Eventos, na rua Santa Luzia, 760, Centro, Rio de Janeiro, RJ.

Seguem abaixo meus dados e em anexo o meu comprovante de depósito:

Nome completo:
Data nascimento: dia/mês/ano
Número do CPF:
Endereço:
Cidade:
Estado:
Telefone para contato:
E-mail:
Data que foi realizado o depósito: dia/mês/ano



Como pagar sua inscrição




Efetuar um depósito de dinheiro em espécie no valor de R$ 100,00 (cem reais) até o dia 17 de maio de 2011 na seguinte conta corrente

BANCO ITAÚ
FAVORECIDO: ALEXANDRE BARRETO
AGÊNCIA: 0280 (zero dois oito zero)
CONTA CORRENTE: 00019-1 (zero zero zero um nove dígito um)

No momento ainda não estamos trabalhando com cheque e cartão de crédito.




Digitalize o comprovante (arquivo eletrônico em PDF, JPEG, etc.) e envie anexado num e-mail com seu nome e telefone de contato para alebarreto@gmail.com


Confirmação de inscrição

O participante terá sua inscrição confirmada após serem conferidos seus dados e feita a conciliação bancária (cruzamento da informação do comprovante digitalizado recebido com extrato da conta bancária)


Informações

Informações sobre o curso e processo de inscrição poderão se obtidas através do fone (21) 7627-0690, de hoje até o dia 18 de maio, das 9h às 19h, inclusive feriados, sábado e domingo ou pelo e-mail alebarreto@gmail.com


Contribua com a divulgação!



Comente para pessoas que tenham interesse no tema e divulgue no seu mailing e redes sociais o seguinte link

http://aprendaorganizarumshow.blogspot.com/2011/05/foi-dada-largada-para-nova-turma-do.html

Conto com você em nossa nova turma dia 21 de maio!

Um grande abraço!


Alê Barreto
Produtor Cultural Independente
Rio de Janeiro - RJ - Brasil
www.produtorindependente.com
(21) 7627-0690


********************************************************************************

15 pessoas já se inscreveram! Planeje-se e participe dos próximos cursos em Brasília




Saiba como participar da nova turma do curso "Aprenda a Produzir uma Banda" dia 16 de maio em Brasília




Saiba como participar da nova turma do curso "Aprenda a Organizar um Show" dia 17 de maio em Brasília

*********************************************************************************



* Alê Barreto é um administrador e produtor cultural independente. Trabalha com foco na organização e qualificação dos profissionais de arte, comunicação, cultura e entretenimento. É autor do livro Aprenda a Organizar um Show, primeira publicação livre e gratuita no Brasil sobre a tecnologia de produção de shows, escreve para o site Overmundo e para a revista Fazer e Vender Cultura.

Ministra cursos, oficinas, workshops e palestras. Já atuou em capacitação de grupos culturais em parceria com o SEBRAE AC. Presta consultoria e assessoria para artistas, empresas e produtores.

Contato: (21) 7627-0690 Rio de Janeiro - RJ - Brasil




Alê Barreto é cliente do Itaú.

Nenhum comentário:

Postar um comentário