Seguidores

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Método que deu origem ao curso "Aprenda a Organizar um Show" atinge 186.600 downloads no site Overmundo


Divulgação da nova edição do curso na Universidade do Vale do Rio dos Ŝinos


Por Alê Barreto



Se o conhecimento de se produzir um show era algo restrito há poucas pessoas no Brasil e o comércio de conteúdos exclusivos muitas vezes gera uma ótima oportunidade para venda de livros e palestras, porque disponibilizá-lo gratuitamente?

Se eu era um produtor começando a carreira na área cultural e tinha dificuldades de me sustentar, como tantos outros produtores e artistas no Brasil, porque não utilizar o meu conhecimento para gerar um livro que pudesse ser vendido?

A resposta é que eu acredito que a colaboração é um princípio indispensável para a construção de um novo setor cultural no Brasil. Um setor que é formado por quem cria, por quem produz e pelos diferentes públicos. Nem todo mundo que cria ou produz algum tipo de cultura. Nem todo mundo precisa, quer ou decidiu viver de atividades artísticas. Mas todo mundo tem direito de usufruir seus direitos culturais. E um dos direitos culturais que temos é de ter acesso a bons shows. Bons shows são possíveis quando possuímos pessoas preparadas para organizá-los.

Com a pouca oferta que (ainda) temos de ensino nesta área, frente a imensa demanda que cresce a cada dia, de pessoas querendo trabalhar ou entender como funciona uma ação cultural, é preciso que cada um faça sua parte. Eu estou fazendo a minha e tenho certeza que as pessoas que acompanham o meu trabalho também estão.

"Eu conheço várias pessoas que já produziram show, sem curso nenhum. Isso se aprende com a prática". Muitas vezes alguém fala essa frase, com a pretensão de que ela seja uma verdade absoluta. Mas a vida prática mostra que ela não corresponde a verdade, mas trata-se do reflexo de uma experiência individual. Se todo mundo pensasse que só se aprende a organizar um show na prática, o método "Aprenda a Organizar um Show" não teria tido a receptividade que teve.

Até o presente momento, "Aprenda a Organizar um Show" teve 186.600 downloads, somente no site Overmundo. Diretamente, mais de 13.000 pessoas já acessaram o conteúdo. Se considerarmos que pelo menos 1 pessoa leu a partir da influência destas pessoas, chegamos a estimativa de que pelo menos 26.000 pessoas já acessaram este método.

Procurando ampliar esta ação, criei o curso "Aprenda a Organizar um Show".


Alê Barreto ministrando o curso "Aprenda a Organizar um Show" em maio de 2009

A primeira turma foi ministrada no Grupo Nós do Morro, na favela do Vidigal, no Rio de Janeiro. Depois foi a vez do Fórum Internacional do Software Livre em Porto Alegre, na PUC/RS. Daí o curso seguiu para Brasília (Distrito Federal), Goiânia (GO), foi realizado durante um repasse metodológico de gestão na produção cultural, em Rio Branco (AC), numa parceria com o SEBRAE do Acre e Rede Acreana de Cultura e por fim


Foto: Ludmila Lima

a 9ª edição do curso chegou em setembro a Belo Horizonte (MG), numa parceria com 1976 Produções e Instituto Cervantes.

Agora o curso está se tornando também uma atividade educativa de extensão universitária. A Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), Unidade Acadêmica de Educação Continuada e Curso de Graduação em Gestão Cultural estão promovendo a realização da próxima turma do curso, que irá ocorrer no campus da Unisinos, em São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, de 21 à 23 de outubro.

Além disso, está sendo organizada uma nova turma no Rio de Janeiro, em parceria com uma universidade. Em breve estarei com maiores informações.

Quem quiser aproveitar minha última ida ao Rio Grande do Sul em 2010 e participar do curso, basta entrar em contato com o setor de educação continuada da Unisinos através do

fone (51) 3590-8449 ou pelo site.



Um abraço cultural!

Alê Barreto
Produtor Cultural Independente


**********************************************************************************




* Alê Barreto é administrador, produtor cultural e autor do livro Aprenda a Organizar um Show, primeira publicação disponibilizada de forma livre e gratuita no Brasil sobre a tecnologia de produção de shows. Compartilha informações úteis para se trabalhar com método uma ação cultural no blog Produtor Cultural Independente. Oferece serviços diferenciados para empresas, produtores, grupos culturais e artistas e divulga reflexões sobre seu processo de trabalho no blog Alê Barreto. Compartilha impressões sobre o universo de encantadoras mulheres.

21-7627-0690 (Rio de Janeiro)
alebarreto@produtorindependente.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário