Seguidores

sábado, 9 de outubro de 2010

Método livre "Aprenda a Organizar um Show" completa três anos em outubro de 2010


Fascículo "Fazer produção, que bicho é esse?", primeiro capítulo do livro "Aprenda a Organizar um Show" - 13.092 downloads



Por Alê Barreto


Em outubro de 2007 comecei a publicar no Overmundo o método livre "Aprenda a Organizar um Show", na forma de fascículos. Este mês a publicação completa três anos com quatro ações resultantes dela: o novo curso de elaboração de projetos em parceria com o Movimento Cultural de Literatura e Arte do Brasil (Rio de Janeiro/RJ), o curso de extensão que vou ministrar na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (São Leopoldo/RS), a pré-produção do show "Vapor da Estação" do Nei Lisboa, que vai acontecer no Teatro Rival (Rio de Janeiro/RJ) com patrocínio do programa Petrobras Cultural (produção conjunta com Ana Lombardi e minha parceira Maria Braga Produções), e por fim o novo curso "Construa sua presença digital saudável" (Brasília/DF).

Tudo começou com a vontade de estar perto da música. Depois veio a vontade de aprender, a maturidade, a organização, a reflexão, a produção de conteúdo, o trabalho colaborativo e o empreendedorismo. Mas foi a persistência e a estratégia que permitiu que hoje mais de 13.000 pessoas utilizem este método.

Tudo isso havia planejado incluir somente no livro que estou escrevendo que se chamará "Começar a Fazer". Mas não resisti ao meu impulso blogueiro. Decidi "começar a fazer" um relato de parte da minha história.


"A história de cada um" - MTV apresenta "Autoramas Desplugado"

A ideia tem uma sintonia fina com a música "A história de cada um" dos criativos e talentosos Autoramas:

"Ser capaz de dar valor ao que eu já tenho
da forma que eu sei, de onde eu venho
Poder ter algo pra dizer
sobre que o que eu já consegui ver
cada um, cada um.
Nem me elogiar, nem condenar, apenas poder dizer, sou eu".



A proposta é um cruzamento de três caminhos: querer mostrar todos os resultados alcançados com esta ação de educação para produção cultural, querer encontrar pessoas que tenham acessado o método para saber como utilizaram ele e querer mostrar que não há idade para se descobrir o que queremos fazer da nossa vida e realizar aquilo que desejamos.

Meu desejo é que esta história estimule produtores culturais independentes e agentes da cultura a compartilharem também suas experiências, seja em shows, seja no teatro, seja nas artes cênicas, seja na produção de vídeos, em qualquer área da produção cultural. Quanto mais pessoas fizerem isso, mais rápido iremos organizar e qualificar o mercado cultural brasileiro.

Um abraço cultural!

Alê Barreto
Produtor Cultural Independente


**********************************************************************************




* Alê Barreto é administrador, produtor cultural e autor do livro Aprenda a Organizar um Show, primeira publicação disponibilizada de forma livre e gratuita no Brasil sobre a tecnologia de produção de shows. Compartilha informações úteis para se trabalhar com método uma ação cultural no blog Produtor Cultural Independente. Oferece serviços diferenciados para empresas, produtores, grupos culturais e artistas e divulga reflexões sobre seu processo de trabalho no blog Alê Barreto. Compartilha impressões sobre o universo de encantadoras mulheres.

21-7627-0690 (Rio de Janeiro)
alebarreto@produtorindependente.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário