Seguidores

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Dia 25 de fevereiro acontece em São Paulo a 21ª turma do curso "Aprenda a Organizar um Show"


Turma do curso "Aprenda a Organizar um Show" ministrado em janeiro de 2012 no Centro Cultural Justiça Federal no Rio de Janeiro


Por Alê Barreto*
alebarreto@gmail.com


Olá amigos! Boa tarde!

Está confirmada a realização do curso "Aprenda a Organizar um Show".






[AVISO IMPORTANTE!!!]

- todas as promoções de descontos oferecidas encerraram dia 22 de fevereiro. Inscrições que sejam feitas dias 23 e 24 de fevereiro, no caso de ainda ter vagas, deverão ser feitas pelo valor integral do curso, que é de R$ 180,00.

- restam apenas 2 vagas. Deste momento (17h13 do dia 23 de fevereiro de 2012) até às 20h do dia 24 de fevereiro de 2012 você poderá fazer sua inscrição somente ligando para o telefone (21) 7627-0690.


Relação de inscritos:


1 - Alexandre Henrique de Almeida

2 - Aparecida Alexandra Pereira

3 - Cacau Lima

4 - Carlos Alberto Sarmento Junior

5 - Célia Berni

6 - Claudinei de Araujo Rodrigues

7 - Daniel Coelho Martins

8 - Daniel de Souza Lima

9 - Danilo Lechner da Silva

10 - Fernanda Oliveira Barbugiani

11 - Gabriela Maura dos Santos

12 - Gustavo Cornaccioni

13 - João Vyctor do Vale da Fonseca

14 - Jonatan William de Paula

15 - Ligia Maria Sotratti

16 - Lígia Simoni de Carvalho

17 - Marcílio Gabriel Ramos

18 - Michele Jackeline Lopes de Barros

19 - Natalia Dantas Reis

20 - Nathália de Oliveira Soriano

21 - Patricia Damaris Burgugi

22 - Ronalde Monezzi Filho

23 - Sarah Gonçalves Barbosa

24 - Thais Menezes Bruin

25 - Vera Gomes

26 - Waleska Ávila da Silva

27 - Adriano Zanetti (a confirmar)

28 - Nelton (a confirmar)



Informações aos participantes do curso


Horário de início
8h da manhã


Intervalos
O curso terá pausas às 10h, almoço e 15h30min.


Horário de término

17h30min.


Local de realização do curso



O curso será novamente realizado na AGS Meeting Place, Av. Brig. Luis Antonio, 2050 – 1º andar – Bela Vista (próximo à estação Brigadeiro do Metrô), fone (11) 3051-7500.




Estacionamento

O pessoal da AGS Meeting recomenda o estacionamento do Supermercado Extra, localizado na frente do condomínio. Há diversas opções próximas, com preços que variam de R$ 15,00 à R$ 25,00.

Observação: o participante que necessitar estacionamento deverá providenciar e pagar pelo mesmo.


Recomendações importantes

Chegue 10 minutos antes do horário marcado para início do curso.

Em sala de aula, manter qualquer tipo de aparelho de comunicação em modo silencioso.

Atender telefones somente fora da sala de aula.

Informe ao ministrante do curso se deseja gravar trechos do curso.

Contribuir para que durante todo curso exista um clima de cooperação, respeito e cordialidade entre todos.

Material para anotações: se você gosta de escrever enquanto participa de atividades educativas, traga material para escrever (caneta, lápis, caderno, papel, computador, etc).


Conteúdo programático




- O que é fazer a produção?

- As etapas de um show

- Pré-Produção
(Quando/ Onde/ Conhecendo o local/ Cronograma/ A equipe/ Necessidades de músicos e técnicos/ Necessidades de infra-estrutura/ Necessidades da equipe de produção/ Solicitações, autorizações e contratos/ Direitos Autorais/ Divulgação/ Custos e Sustentabilidade)

- Produção
(Sala de produção/ Montagem de palco e cenário/ Montagem do som e da luz/ Montagem de camarim/ Receptivo e acompanhamento/ Credenciamento e cortesias/ Bilheteria/ Passagem de som/ A cobertura do show/ Segurança/ O momento do show)

- Pós-Produção
(Fechamento de bilheteria/ Pagamentos/ Desmontagem da infra-estrutura/ Limpeza/ Retorno dos músicos/ Liberação da equipe de produção/ Entrega do espaço/ Reunião de avaliação/ Registro do projeto)


Conteúdo adicional não disponível no livro da internet

Você irá receber informações sobre agenciamento de espetáculos culturais

- Agenciamento

- O que é fundamental no agenciamento

- Formas de agenciamento

- Roteiro para começar a agenciar espetáculos culturais)



Quem irá ministrar o curso




Alê Barreto é formado em Administração com Ênfase em Marketing pela Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Começou a atuar como administrador no setor cultural em 2003. Trabalhou com vários artistas independentes do RS. Em 2005 prestou serviços de produção executiva para Opus Promoções em shows nacionais (Acústico MTV Bandas Gaúchas), internacionais (Avril Lavigne, Steel Pulse) e festivais (Claro que é Rock, IBest Rock, Live n´ Louder). Em 2007 foi empresário da banda Pata de Elefante e um dos produtores executivos do disco "Um olho no fósforo, outro na fagulha", um dos melhores discos de 2008, segundo a revista Rolling Stone Brasil. Mudou-se para o Rio de Janeiro onde trabalhou entre 2008 e 2009 como gestor cultural junto a diretoria do Grupo Nós do Morro e produtor executivo de espetáculos como "Os Dois Cavalheiros de Verona" e "Machado a 3x4". Devido a sua intensa participação foi convidado a dar um depoimento sobre Nós do Morro no filme "O Rosto no Espelho" (Brasil, 2009), documentário de Renato Tapajós que investiga a relação entre os movimentos culturais de hoje e a transformação social, revelando um Brasil profundo e multicultural. Em 2009 ministrou repasse metodológico de gestão em produção cultural para grupos culturais do Acre em parceria com a Rede Acreana de Cultura e o SEBRAE.

Desde de 2010 é aluno do Programa de Estudos Culturais e Sociais da Universidade Cândido Mendes, onde cursa a pós-graduação MBA em Gestão Cultural.

Em 2011 foi produtor executivo da "Missa dos Quilombos", composta em 1981 por Milton Nascimento, Pedro Tierra e Dom Pedro Casaldáliga, direção de Luiz Fernando Lobo, encenado pela Cia Ensaio Aberto no Armazém da Utopia, Cais do Porto, Rio de Janeiro. Veja fotos e trechos do espetáculo.

Em 2012 está atuando como um dos articuladores do projeto "Redes e Agentes Culturais das Favelas Cariocas", do Observatório de Favelas em parceria com a Central Única das Favelas (CUFA), Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro (SEC-RJ) e patrocínio da Petrobras, iniciativa inédita que vai formar 100 jovens, de 15 a 29 anos, em produção cultural e pesquisa social em cinco favelas do Rio (Cidade de Deus, Complexo do Alemão, Complexo da Penha, Manguinhos e Rocinha).

É professor convidado da Especialização em Music Business, curso pioneiro que está começando na Universidade do Vale do Rio dos Sinos e que introduz uma abordagem para o estudo da indústria da música alinhada com a atualidade, preparando os participantes para pensar a nova constituição do setor fonográfico e entender ambientes de mercado através dos processos de consumo.

Escreve com frequência no blog Produtor Cultural Independente, canal de disseminação de informações (saiba mais), é autor do livro "Aprenda a Organizar um Show", colunista da revista Fazer e Vender Cultura e possui diversos textos recomendados na página de cultura e entretenimento do SEBRAE e em trabalhos de graduação e pós-graduação.


O participante do curso recebe certificado?
Sim. O participante recebe um certificado de curso livre, em arquivo eletrônico, via e-mail. Pode inclusive cadastrá-lo em currículo lattes.

O curso tem material didático?
Sim. O participante recebe os materiais eletrônicos utilizados pelo palestrante e também endereços na internet para baixar gratuitamente o conteúdo do método do curso. Além disso, receberá indicação de bibliografia recomendada e vídeos recomendados.


Multipliquem em suas redes sociais, blogs, sites e mailings.


Experimente o prazer de se colocar disponível para aprender todos os dias a fazer o que você acredita.


********************************************************************************



Alê Barreto é cliente do Itaú.

Nenhum comentário:

Postar um comentário