Seguidores

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Participe do curso "Aprenda a Organizar um Show" dia 28 de abril de 2011


Alunos do Produtor Cultural Independente em Brasília/DF - janeiro de 2011


Por Alê Barreto*
alebarreto@gmail.com


Amigos! Dia 6 de janeiro comecei a lista de interessados no curso "Aprenda a Organizar um Show" no Rio de Janeiro, a partir de uma sugesão da Cristina Terra Sotto Mayor no facebook.




É com muita alegria que informo que estamos muito próximos de tornar este plano em realidade. Estamos muito próximos de nos encontrar aqui no Rio para trocarmos informações e nos qualificarmos mais para produção de espetáculos.


Veja como participar!





Profissionalize-se! Participe da nova turma do
curso “Aprenda a Organizar um Show” dia 28 de abril no Rio de Janeiro



O método de produção de shows do “Produtor Cultural Independente”, o blog mais acessado de produção cultural no Brasil


Se você digitar no Google a expressão “organizar um show" imediatamente encontrará várias referências sobre o livro “Aprenda a Organizar um Show” na primeira página de pesquisa. Sabe por quê? Porque para o Google quanto mais pessoas se interessam por um assunto e mais fazem menção à ele, mais ele considera um conteúdo relevante.

“Aprenda a Organizar um Show” é acessado na internet desde 2006 no blog “Produtor Cultural Independente” (www.produtorindependente.com) e mais de 15.000 fascículos já foram baixados do portal Overmundo (www.overmundo.com.br).

Mas afinal, o que é “Aprenda a Organizar um Show”? Trata-se de uma ideia que virou livro virtual, livro impresso e um empreendimento educativo que já percorreu vários estados brasileiros.

Em 2007, o produtor cultural Alê Barreto publicou “Aprenda a Organizar um Show” de forma livre e gratuita na internet, permitindo que pessoas interessadas pudessem copiar e utilizar o conteúdo para fins não-comerciais. A ideia teve boa repercussão e motivou a publicação da primeira edição impressa, pela editora independente Imagina Conteúdo Criativo, dentro da programação do IV Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura da Universidade Federal da Bahia (UFBA), em maio de 2008. Esta edição contou com prefácio de Leonardo Costa, pesquisador e doutorando do Programa de Pós-Graduação Multidisciplinar em Cultura e Sociedade desta universidade.

A partir de 2009, “Aprenda a Organizar um Show” tornou-se um curso que já formou no Brasil 13 turmas nos estados do Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Distrito Federal, Goiás, Acre e Minas Gerais.

Em 2010 “Aprenda a Organizar um Show” passou a ser recebido também em espaços universitários e culturais. Foi ministrado na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (São Leopoldo/RS), na Incubadora de Arte e Cultura do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília (Brasília/DF) e no Santander Cultural (Porto Alegre/RS).


O que você vai estudar?




- O que é fazer a produção?

- As etapas de um show

- Pré-Produção
(Quando/ Onde/ Conhecendo o local/ Cronograma/ A equipe/ Necessidades de músicos e técnicos/ Necessidades de infra-estrutura/ Necessidades da equipe de produção/ Solicitações, autorizações e contratos/ Direitos Autorais/ Divulgação/ Custos e Sustentabilidade)

- Produção
(Sala de produção/ Montagem de palco e cenário/ Montagem do som e da luz/ Montagem de camarim/ Receptivo e acompanhamento/ Credenciamento e cortesias/ Bilheteria/ Passagem de som/ A cobertura do show/ Segurança/ O momento do show)

- Pós-Produção
(Fechamento de bilheteria/ Pagamentos/ Desmontagem da infra-estrutura/ Limpeza/ Retorno dos músicos/ Liberação da equipe de produção/ Entrega do espaço/ Reunião de avaliação/ Registro do projeto)

- Conteúdo adicional não disponível no livro na internet: noções sobre agenciamento de espetáculos culturais

(Agenciamento/ O que é fundamental no agenciamento/ Formas de agenciamento/ Roteiro para começar a agenciar espetáculos culturais)


Com quem você vai estudar?



Alê Barreto é administrador de empresas com ênfase em marketing, formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Suas competências para inovação, comunicação efetiva, trabalho em equipe e tomada de decisão têm inspirado muitas pessoas que produzem ações culturais e artísticas no Brasil.

Acreditando em sua capacidade empreendedora, criou para si uma oportunidade para ampliar suas competências de gestão. Abriu em 2003 uma microempresa e prestou serviços de produção executiva para artistas independentes no RS, empresas (Opus Promoções www.opuspromocoes.com.br), shows internacionais (Scorpions, Whitesnake, Avril Lavigne, Steel Pulse) e shows nacionais (Ivete Sangalo, Marcelo D2, CPM22, Paralamas do Sucesso, projeto Acústico MTV, Antonio Villeroy).

Em 2007 foi empresário do grupo instrumental Pata de Elefante (www.patadeelefante.com), um dos produtores executivos do CD “Um olho no fósforo, outro na fagulha” e publicou o livro “Aprenda a Organizar um Show”.

Mudou-se para o Rio de Janeiro e de abril de 2008 a agosto de 2009 assessorou a diretoria do Grupo Nós do Morro em projetos, processos de gestão, comunicação, relação com patrocinadores e parceiros. Foi responsável pela produção executiva dos espetáculos teatrais "Os Dois Cavalheiros de Verona" (no Barbican Centre, em Londres), "Machado 3x4" (no Itaú Cultural em SP) e dos shows do grupo de percussão “Meninas do Nós do Morro” na Feira Brasil Rural Contemporâneo (Marina da Glória/RJ) e no evento Verão no Morro da Urca (RJ). Foi gerente de projeto e um dos produtores executivos do livro e exposição “Nós do Morro 20 Anos”, que narra a história do grupo que formou atores para grandes produções do cinema nacional como “Cidade de Deus”, “Tropa de Elite”, “Era uma Vez” e “Tropa de Elite 2”.

De 2010 até hoje tem concentrado suas atividades em produção de conteúdo, treinamento, consultoria e produção executiva. Escreve artigos para o seu blog “Produtor Cultural Independente” (recomendado no portal nacional do SEBRAE), para a revista “Fazer e Vender Cultura”, é consultor do duo de música instrumental Pinho Brasil e do músico Fábio Neves (RJ) e está cursando MBA em Gestão Cultural na Universidade Cândido Mendes.


Local do curso no Rio de Janeiro





O curso será realizado no Espaço Ideal Eventos, um lugar super bacana onde são realizados cursos de empresas como Banco Santander, Cooper Global, Sebrae, Vale, entre outras.





O Espaço Ideal Eventos fica na rua Santa Luzia, 760, próximo ao Consulado dos Estados Unidos.


Acesso para os participantes



Para quem é do Rio de Janeiro: o local do curso fica muito próximo da estação de metrô Cinelândia.

Para quem é de fora do Rio de Janeiro: trata-se de um local próximo do aeroporto, metro e trata-se de uma das regiões mais bem servidas de serviços da cidade (estacionamento, hotéis, bares, restaurantes, etc.).



Dia e horário

O curso será realizado dia 28 de abril das 18h às 22h.



Condição para realização do curso

Para que o curso seja realizado é preciso haja inscrição de no mínimo 10 participantes. Caso o número mínimo não seja atingido, a organização do curso reserva-se o direito de cancelar ou transferir a data do mesmo. Nesta situação as pessoas que fizeram o pagamento de sua inscrição poderão receber o valor integral pago ou utilizarem como crédito para nova data agendada do curso.

As vagas são limitadas: capacidade máxima da turma é de 30 pessoas.



Alteração de valor do curso


Em função da readequação da carga horária, irei também alterar o valor do preço do curso. O valor inicialmente previsto de R$ 150,00 (cento e cinquenta reais) será alterado para R$ 100,00 (cem reais).

Importante: a carga horária do curso é flexível e ele já foi ministrado nos mais variados formatos (3 dias, 2 dias, 1 dia e 1 turno).


Condição para participação no curso

Para participar no curso é necessário:

- haver vagas;
- estar de acordo com as orientações recebidas;
- ter efetuado o depósito de dinheiro em espécie na conta-corrente indicada e ter enviado dados de inscrição e o comprovante de depósito até o dia 27 de abril de 2011.


Faça sua inscrição!

A solicitação de inscrição será feita através do envio de dados do candidato a participação no curso e respectivo comprovante de depósito digitalizado.

Envie uma mensagem via e-mail para alebarreto@gmail.com conforme o modelo abaixo:

Assunto (subject): Inscrição no curso “Aprenda a Organizar um Show” dia 28 de abril no RJ

Mensagem:

Eu, [COLOCAR SEU NOME COMPLETO], CPF nº [COLOCAR O NÚMERO DO SEU CPF], aceito e concordo com as orientações recebidas sobre a realização do curso e sobre como participar do curso “Aprenda a Organizar um Show” que será realizado dia 28 de abril, das 18h às 22h, no Espaço Ideal Eventos, na rua Santa Luzia, 760, Centro, Rio de Janeiro, RJ.

Seguem abaixo meus dados e em anexo o meu comprovante de depósito:

Nome completo:
Data nascimento: dia/mês/ano
Número do CPF:
Endereço:
Cidade:
Estado:
Telefone para contato:
E-mail:
Data que foi realizado o depósito: dia/mês/ano



Anexe neste mesmo e-mail o comprovante do depósito referente ao pagamento da inscrição (arquivo eletrônico em PDF, word ou JPEG)



Pagamento da inscrição

Efetuar um depósito de dinheiro em espécie até o dia 27 de abril de 2011 para compensação no próprio dia 27 de abril de 2011, na seguinte conta corrente

BANCO ITAÚ
FAVORECIDO: ALEXANDRE BARRETO
AGÊNCIA: 0280 (zero dois oito zero)
CONTA CORRENTE: 00019-1 (zero zero zero um nove dígito um)

No momento ainda não estamos trabalhando com cheque e cartão de crédito.


Confirmação de inscrição

O participante terá sua inscrição confirmada após serem conferidos seus dados e feita a conciliação bancária (cruzamento da informação do comprovante digitalizado recebido com extrato da conta bancária).


Informações

Informações sobre o curso e processo de inscrição poderão se obtidas através do fone (21) 7627-0690, de hoje até o dia 27 de abril, das 9h às 19h, inclusive feriados, sábado e domingo ou pelo e-mail alebarreto@gmail.com


Recado final

Prepare-se para as oportunidades

Organize seu tempo e priorize sua qualificação. Participe do curso.

“Aprender a Organizar um Show” é
- uma oportunidade de se aprender um trabalho;
- uma ponte para nos tornarmos parceiros;
- conviver com pessoas que atuam em cultura, entretenimento e eventos;
- trocar informações sobre agenciamento de espetáculos culturais;
- possibilidade de aprender mais sobre o método (para quem já baixou o livro);
- uma visão ampla sobre o processo de organização de um show;
- uma reflexão sobre a necessidade de se organizar também nossas carreiras artísticas.


Muito obrigado! Estou aguardando sua confirmação para nos encontrarmos dia 28 de abril!

Um grande abraço!


Alê Barreto
Produtor Cultural Independente
Rio de Janeiro - RJ - Brasil
www.produtorindependente.com
(21) 7627-0690



**********************************************************************************



* Alê Barreto é um administrador que gosta de arte, comunicação, cultura e entretenimento. Compartilha conhecimentos e suas experiências. Gosta de planejar e de meter a mão na massa. É também autor do livro Aprenda a Organizar um Show, primeira publicação livre e gratuita no Brasil sobre a tecnologia de produção de shows.

Trabalha sua presença digital saudável nos blogs Produtor Cultural Independente, "Aprenda a Organizar um Show" e Encantadoras Mulheres.

Recomenda a todos que conheçam a Associação Brasileira de Gestão Cultural e o SEBRAE.


21-7627-0690 (Rio de Janeiro)


alebarreto@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário